terça-feira, 15 de junho de 2010

Registro da Execução da aula sobre a Preservação do Meio Ambiente Semana do Meio Ambiente


Na semana de 31/05 a 05/06/2010, nosso grupo aplicou com os alunos dos 8ºe 9º anos do Ensino Fundamental do Colégio Dom Orione atividades relacionadas à Semana do Meio Ambiente, com o objetivo de desenvolver ações que pudessem servir de conscientização e de incentivo à preservação do meio ambiente. No primeiro momento foi realizado trabalho de pesquisa realizada em duplas no LABIN – Laboratório de Informática, onde os alunos foram orientados a acessarem e navegarem em alguns sites indicados como
http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_ambiente,www.org.br/natureza_brasileira/entre outros .
Assim na aula do dia 31/05, mostramos aos alunos um vídeo sobre “Aquecimento Global”, comentamos que cada um deve fazer a sua parte e mostramos com auxilio do data show alguns tópicos retirada da pesquisa realizada na Wikipedia , com o objetivo de que eles se interassem mais do assunto sobre o qual iríamos tratar.
Resumindo, os alunos participaram efetivamente das atividades propostas. Foi comentado com os alunos que cada um deve fazer a sua parte na proteção ao Meio Ambiente, quando vários alunos disseram: “Por que a gente precisa fazer a nossa parte se tem um monte de gente que não faz a sua? Se ‘ele’ joga lixo no chão, eu também vou jogar!”.
Reafirmamos que cada um deve fazer sua parte e usar suas atitudes como exemplo, para que as outras pessoas vejam e façam o mesmo. Cada um de nós é parte fundamental na luta pela preservação ambiental, por isso fizemos questão de que as crianças assimilassem bem isso.
Ao final do nosso trabalho sentimos que fizemos a nossa parte, ainda que bem pequena, na conscientização dos alunos, de que o mundo precisa de cuidados urgentes, do contrário não teremos um futuro saudável para nossas vidas.



É importante informar que atividade desenvolvida com os 8ºe 9º anos está contida no planejamento da SEMANA DO MEIO AMBIENTE, em que foi organizado um cronograma de atividades interdisciplinar(geografia, Ensino Religioso,Ciências Biológicas,Inglês,Língua Portuguesa e arte) envolvendo as questões ambientais com o objetivo de utilizar a contribuição das várias disciplinas (conteúdo e método) para se construir uma base comum de compreensão e explicação do problema tratado e, desse modo, superar a compartimentação do ato de conhecer, implica, também, em construir esta base comum considerando-se os conhecimentos dos alunos envolvidas, tendo em vista a especificidade do contexto cultural em que são produzidos.































4 comentários:

  1. Eu sou Joao de Queiroz aluno do 9º ano A do Colegio Dom Orione,achei muito importante a aula dada pelos professores cursistas do PROINFO, principalmente por terem nos proporcionados momentos de aprendizagem com pesquisas em laboratorio de informatica utilizando WIKIPÉDIA e HIPERTEXTOS. Gostei muito da metodologia ultilizada pelo grupo, como tambem da palestra sobre impactos ambientais pelas tecnicas da DRE. foi muito interessante, pois serviu de alerta para todos nos no sentido da conservaçao e preservaçao do MEIO AMBIENTE.
    a caminhada ecologica fechou com chave de ouro a semana do meio ambiente.PARABENS A TODOS QUE ORGANIZARAM ESTE PROJETO!!

    ResponderExcluir
  2. Como parte do evento “Semana do Meio Ambiente” (01/06/2010) idealizado pelos educadores do CDO , a realização da Palestra “Impactos Ambientais” e a culminância com a Caminhada Ecológica é uma oportunidade de evidenciar para a comunidade local as aprendizagens adquiridas no contexto escolar . É a prova de que aprendemos uns com os outros e que independente da disciplina o conhecimento só tem sentido se os alunos refletirem a partir da realidade em que vivem.

    ResponderExcluir
  3. Foi bastante satisfatória a postura dos alunos diante da exposição feita na Semana do Meio Ambiente, a gente percebe que estão realmente abertos a discussão e a mudança de comportamento a respeito do Meio Ambiente e sua preservação.

    ResponderExcluir
  4. Prezada Coordenadora Filomena, obrigada pelo apoio e envolvimento nas atividades do grupo de estudo... Aproveito este espaço para parabenizar a você e as demais colegas do Curso Eproinfo pela oportunidade de interagirmos com seus alunos dos 9º Anos aí, no Colégio Dom Orione ,por ocasião da Semana do Meio Ambiente quando a Bióloga Josilene ministrou uma Palestra sobre Impactos Ambientais.Enquanto professora de Língua Portuguesa constatei que seus alunos dominam bem as habilidades,falar ler e compreender os textos que lhes foram apresentados.Agora, vamos compartilhar um desafio e gostaria de tê-las como mediadoras...Incentivem os alunos a produzirem textos dos mais variados gêneros e que postem em meu blog (até o início de agost/2010 para que possa publicá-los!!! A temática deve abordar assuntos da realidade local...
    Conto com a sua parceria pois você é uma excelente articuladora.
    Um abraço e até breve!

    Ione Dias de Oliveira.

    ResponderExcluir